ALAGOA GRANDE




FOTOS:







História
O nome da cidade é escrito numa forma arcaica de português, já que atualmente não se escreve mais a palavra lagoa com a aposição de "a" inicial (embora em Portugal ainda haja essa grafia para lagoa).

Como cidade da Região do Brejo da Paraíba (isto é, uma região intermediária entre o Litoral e o Sertão, situada na encosta da Serra da Borborema que recebe os ventos alísios úmidos do Atlântico e tem uma cobertura vegetal de Mata Atlântica), era parte integrante do município de Areia (cidade onde nasceu José Américo de Almeida, político e romancista, autor de A Bagaceira) até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.

O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta desta última data muitos acreditam que o município irá completar cem anos de emancipação o ano (2008), quando na verdade já decorreram 147 anos deste fato histórico.

Esta era uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.

Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades). Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico).

Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade.

Um filho ilustre da cidade é Jackson do Pandeiro – aquele que um dia seria conhecido com o Rei do Ritmo, nasceu no ano de 1919 na cidade de Alagoa Grande.

Aniversário 26 de Julho
Fundação 1865
Gentílico alagoa-grandense

Prefeito:  João Bosco Carneiro Junior (PPS)
                 (2009–2012)

Distâncias:

João Pessoa/Alagoa Grande: 111 km
Natal/Alagoa Grande: 184 km
Campina Grande/Alagoa Grande: 53 km
Recife/Alagoa Grande: 180 km
Fortaleza/Alagoa Grande: 601 km

RESTAURENTES.

HOTÉIS:
POUSADAS: