BORBOREMA









FOTOS:


Antiga Estação de Trem
A cidade de Borborema

Pátio da Igreja Matriz




História



Borborema, município no Estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 5.134 habitantes. Área territorial de 26 km².

As terras eram cobertas por plantações de goiabas e o senhor José Amâncio Ramalho (advogado), vindo da cidade vizinha de Araruna - PB, adquiriu as terras e logo construiu um açude e uma despolpadeira. Muito empreendedor teve a preocupação de contratar um engenheiro para medir as ruas principais (as primeiras a serem abertas), percebe-se tal marco onde as ruas são todas largas e com mão e contra-mão complentamente separadas por canteiros de árvores, e as ruas são feitas em blocos todas com saídas distintas. Logo depois construiu a primeira hidroelétrica do Nordeste, antes mesmo da construção de Paulo Afonso a pequena usina de energia abastecia a pequena vila de Borborema além das cidades vizinhas: Serraria, Bananeiras, Solânea e Pilões, grande feito para aquela época. Logo após a vontade de emancipar-se tomou conta dos grandes homens da vila que recebeu dentre outros nomes: Camucá, Borborema, Boa Vista e por fim Borborema.




De acordo com a Lei: 2.133 de 18 de Maio de 1959, O governador em exercício PEDRO MORENO GONDIN estabelece de acordo com a Lei: 1.198 de 2 de Abril de 1955 que fixa a divisão administrativa e judiciária do estado: Art 1 - É criado o município de Borborema. Com seguintes limites: - Município de Bananeiras partindo do ponto onde o riacho bananeiras penetra em Pirpirituba onde na margem esquerda deste mesmo riacho e por ela seguindo até a cachoeira do roncador; pessegue daí em linha reta até o cruzamento da linha férrea Pirpirituba-Borborema, com a linha férrea no lugar de samambaia, prosseguindo por esta linha férrea até a fecularia do Dr. José Amâncio, onde seguem em linha reta a antiga estação ferroviária de Manitú, continuando desta também em linha reta até encontrar com a divisa do município de solânea passando entre as casas sedes do engenho Canafístula e Camará. Art 9 - A presente Lei entrará em vigor no dia 1° de Novembro de 1959. Sendo fica facultado que a data de emancipação política desta não é 1° de novembro.
1° prefeito nomeado pelo governador do estado foi o Sr. Antônio Barbosa da Costa



As ruas bem definidas, as casas em estilo barroco, a propria casa do fundador da cidade que fica em frente a um grande largo que dá de frente com a Igreja Matriz, a curiosidade fica por conta de que a torre da Igreja Católica pode ser vista de qualquer ponto da cidade.
Na cidade ainda encontramos a famosa "Ilha da Fantasia"  criada pelo prefeito Amâncio Ramalho, que na década de 90 atraiu grande quantidade de turistas para a região e ainda hoje a Ilha da Fantasia é um ponto turístico que atrai pessoas para um mirante onde se observa a natureza. Encravado dentro de uma região bela por natureza, ainda possui a famosa cachoeira do Roncador que recebe visitantes de diversas cidades e de outros estados do Brasil. O município de Borborema, esta inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros.


A história do Trem

Great Western do Brasil (1913-1950) Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1970) BORBOREMA Município de Borborema, PB Ramal de Bananeiras - km 282 (1960) PB-3545
Inauguração: 24.11.1913
Uso atual: Secretaria da Educação sem trilhos Data de construção do prédio atual: n/d






HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bananeiras teve seu primeiro trecho entregue em 1910 e chegou em Bananeiras somente em 1925. Foram 15 anos para entregar 35 quilômetros, Deveria avançar mais outros 35–40 km para atingir Picuhy, o que jamais aconteceu. Em 1966, o trem deixou de circular pelo ramal. Em 18/04/1970, o ramal foi oficialmente suprimido.



A ESTAÇÃO: A estação de Camucá foi inaugurada em 1913 pela Great Western, como ponta de linha do ramal. Em 1922 o ramal foi prolongado até Manitu. Em 1932, a estação e a cidade já se chamavam Borborema. Em 1966, o trem deixou de passar pela estação. Borborema destacou-se por muito tempo na produção de rapadura, existentes nos engenhos do município e em todo o Brejo Paraibano. A vinda dos trilhos em 1913 facilitou o maior escoamento deste e de outros produtos comuns na região. Na época da vinda dos trilhos até Borborema, ela era distrito de Bananeiras. A estação ferroviária de Borborema foi desativada em 1968 pela RFN, por ordem do Governo Federal. O prédio hoje serve como a sede da Secretaria de Educação do município de Borborema.

Prefeitos.



1º- Antonio Barbosa da Costa (prefeito nomeado)

2º- Arlindo Rodrigues Ramalho

3º- Aristeu Uchoa Pinto

 4º- Arlindo Rodrigues Ramalho

 5º- José Florêncio de Lima

6º- José Amâncio Ramalho Júnior

7º- Severino Maria do Nascimento

 8º- José Amâncio Ramalho Júnior

9º- José da Costa Maranhão

10º- José da Costa Maranhão

 11º- José Amâncio Ramalho Júnior (até 07/08/2006 quando veio a falecer), assumiu o vice-prefeito: José Renato Eduardo dos Santos

 12º- José Renato Eduardo dos Santos.( Atual – 2012 )


Festa:

Realiza no mês de janeiro a melhor festa de São Sebastião da região.

Distâncias.

Natal/Borborema. 175 km
Recife/Borborema. 231 km
João Pessoa/Borborema. 135 kM
Campina Grande/Borborema. 73 km
Fortaleza/Borborema: 577 km



RESTAURANTES:

HOTÉIS:
  POUSADAS: