BANANEIRAS







  FOTOS:



  

História
Bananeiras, município no Estado da Paraíba (Brasil). O início da colonização das terras ocorreu na primeira metade do século XVII, a partir das sesmarias doadas a Domingos Vieira e Zacarias de Melo, que viviam em Mamanguape. A vila pertencia à jurisdição de São Miguel da Baía da Traição. Em 1822, passou à jurisdição de Areia (Paraíba). Em 1835 foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Livramento.

A região foi primeiramente produtora de cana-de-açúcar e depois de café. Em 1852, a produção cafeeira chegou a ser a maior da Paraíba e a segunda do Nordeste. Isto tornou a cidade uma das mais ricas daquela região, riqueza esta expressa na arquitetura de seus casarões.

O padre José Antônio Maria Ibiapina passou  pela região, percorrendo diversos povoados vizinhos. A primeira igreja, dedicada a Nossa Senhora do Livramento, foi concluída em 1861, após 20 anos. Sua construção foi incentivada pelo padre Ibiapina e contou com o apoio do Monsenhor Hermenegildo Herculano. A antiga capela de taipa havia desmoronado. Bananeiras não tinha mais que mil habitantes. Em 1919, foi calçada a primeira rua, com pedras irregulares, também chamadas “pé de moleque” ou “imperiais”.

O distrito de Bananeiras foi criado pela lei provincial nº 5, de 26 de maio de 1835. Foi elevado à categoria de vila pela resolução do conselho do Governo e sede municipal de 9 de maio de 1833. Instalado em 10 de outubro de 1833.

A ferrovia foi inaugurada em 22 de setembro de 1922, após a construção do túnel da Serra da Viração, no governo de Solon de Lucena. Por esta época, uma praga dizimou as plantações de café. O município voltou-se então para o cultivo da cana de açúcar, do fumo, do arroz e do sisal.
A partir de 1953, o município, inicialmente constituído de cinco distritos (1948), o município assistiu à emancipação de três deles: Solânea, Borborema e Dona Inês.

Hoje, o município conta com três distritos: Roma, Taboleiro e Maia.

      Clima.

O clima é Tropical Chuvoso, com verão seco. O períoco chuvoso se inicia em janeiro/fevereiro e termina em setembro, podendo se estender até outubro.

      Católica.

  • Colégio das Dorotéias (Carmelo) – Foi construído em 1917. Mantém as linhas arquitetônicas originais. Educou “a elite feminina” de boa parte da Paraíba e do Nordeste, até os meados da década de 1960, quando ainda funcionava como internato.
  • Capela de São Sebastião - construída em 1898 pelo senhor Lindolfo Grilo - localizada no Sítio Chã do Lindolfo.
  • Cruzeiro de Roma - localizado no Distrito de Roma.

      Time de Futebol.

 Estádios.

Filhos ilustres.


 Fundação: 16 de Outubro de 1879
 Gentílico: Bananeirense
 Prefeita: Marta Eleonora Aragão Ramalho ( DEM)
                 ( 2009-2010)
 
Distâncias.
João Pessoa/Bananeiras:  133 km.
Natal/Bananeiras: 150 km.
Campina Grande/Bananeiras: 70 km.
Recife/Bananeiras: 229 km.
Fortaleza/Bananeiras: 570 km


 RESTAURANTES:

 HOTÉIS: 

 POUSADAS: