PIRPIRITUBA






FOTOS:
Cassarão do século passado.
Cachoeira do Roncador.

Igreja principal.



HISTÓRIA DA CIDADE
Os índios potiguares foram os primeiros habitantes do local onde atualmente se encontra o município de Pirpirituba.
Foi também uma das primeiras regiões da
Paraíba a receber a presença do homem civilizado. Elias Herckman, então governador holandês da capitania, a frente de numerosa tropa, esteve em 1641 na serra da Copaoba, que se situa na região em busca de ouro ali existente. Os primeiros núcleos surgiram com as fazendas de gado. 

Significado do Nome:
Pirpirituba quer dizer, em tupi-guarani, onde nasce o juncó, planta abundante na região.

Aniversário da Cidade: 02 de Dezembro
  
Clima:
Quente e seco
Temperatura Média
24° C
 
Limites:
Com os municípios de Borborema (15 km), Pilõezinhos (12 km), Serraria (17 km), Guarabira (9 km), Araçagi (15 km), Sertãozinho (7,5 km), Belém (11,5 km) e Bananeiras (16 km).
Acesso Rodoviário
PB 055 e BR 230

Principais Pontos Turísticos:
Cachoeira do Roncador
Para quem é adepto do ecoturismo deve conhecer a cachoeira do Roncador, situada nos limites territorial de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema. 

A cachoeira fica no pé de uma serra e tem aproximadamente 30 metros de altura e várias quedas dágua.
 

A cachoeira do Roncador tranformou-se em ponto de esportes radicais como o montanhismo, o rapel, trekkers e tirolesa, mas não só de esportes vive a cachoeira, o lugar também acolhe o turista que vem em busca de tranqüilidade, pois os visitantes podem desfrutar dos banhos nas piscinas naturais que se formam entre as rochas, é uma maneira de fugir do stress das grandes cidades.
 

Mesmo recebendo diversos turistas o lugar ainda permanece conservado, com sua vegetação exuberante, no lugar não existe pousadas o único meio de hospedagem é o acampamento.

Área de Lazer:
Há locais particulares que recebem turistas, um fica localizado na zona urbano, que é o Espaço Lazer e dois na zona rural, a Área de Lazer Novo Horizonte, localizado no sítio Baixa do Carro e a Fonte Cristalina, localizada no sítio Castanha Velha.

Serra da Jurema:
Outro ponto turístico bastante freqüentado é a Serra da Jurema, possui belas paisagens e vegetação típica, o visitante tem a oportunidade de ver do alto, os municípios de Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

EVENTOS:

Bregatuba: Festa de caráter irreverente, que vem atraindo muitos turistas, é uma comemoração bastante popular e conta com artistas do gênero.

São João: como toda cidade nordestina, o São João é bastante comemorado em Pirpirituba, os habitantes festejam a festa com quadrilhas, banda e comidas típicas. A festa começa uma semana antes do São João, mas é mesmo no dia do Santo que as pessoas comemoram com grande alegria esta tradicional festa, que em Pirpirituba tem como slogan Em Pirpirituba o São João Pega Fogo.

Janeiro:
Festa de São Sebastião - realizada próximo ao dia vinte. Apesar do santo ser co-padroeiro da cidade, as pessoas festejam com muita devoção, nessa época o município recebe muitos turistas que vêm conferir as festividades religiosas e profanas.

Abril:
Micatuba - é o carnaval fora de época da cidade, festejado por três dias no mês, é considerado um dos melhores da região, A festa começou em fevereiro de 1995 e conta com diversos blocos, entre eles o do fundador O bloco do Dida. As crianças não ficam de fora, no domingo elas se divertem nos blocos Didinha e Galerinha. Existe também o bloco da saudade, que resgata os velhos carnavais, com bonecos gigantes e orquestra de frevo.

Outubro:
Festa de Nossa Senhora do Rosário - Festa da padroeira da cidade, as pessoas comemoram com procissões, há presença de parque de diversões e bandas regionais.

Dezembro:
Emancipação Política - A festa acontece em praça pública. Durante todo o dia há diversas comemorações. Tais como, o hasteamento da bandeira, missa solene em ação de graças, competições esportivas, apresentação da banda musical e tendo o seu ponto alto o show de calouros, onde muitas pessoas lotam o pátio da Igreja Matriz.
 

Festa da Confraternização Universal: Após a Missa da Passagem de Ano, milhares de pessoas se reúnem em praça pública para dançarem ao som das bandas regionais é considerado o segundo maior evento da cidade.

Fundação: 2 de Dezembro de 1953

Gentílico: Pirpiritubense

Prefeito: Rinaldo Guedes lucena ( PSB )
               2009-2012

Distâncias:
João Pessoa/Pirpirituba: 112 km
Natal/Pirpirituba: 140 km
Recife/Pirpirituba: 209 km
Campina Grande/Pirpirituba: 92 km
Fortaleza/Pirpirituba: 573 km 



RESTAURANTES:



HOTÉIS:



POUSADAS: